Pesquisa personalizada

25 abril 2007

Oração das Mulheres

Senhor,
Até agora o meu dia foi bom!
Não fiz fofoca, não perdi a paciência,
Não fui gananciosa, sarcástica,
Rabugenta, chata e nem irônica.
Controlei meus hormônios,
Não reclamei, não praguejei,
Não gritei e nem tive ataques de ciúmes.
Não briguei com o meu cabelo nem com o espelho.
Não comi chocolate.
Também não fiz débitos em meu cartão de crédito
E não dei cheques parcelados.
Mas peço Teu socorro e proteção, Senhor,
Pois estou para levantar da cama a qualquer
instante...

23 abril 2007

O que as escolas precisam aprender

A revista Época desta semana [23/04/07] traz um assunto que nos leva a reflexão sobre a educação atual.

Imagine que um cidadão tivesse dormido um século e acordasse agora. O mundo seria uma grande surpresa para ele. Aviões. Celulares. Arranha-céus. Ao entrar numa casa, ele não conseguiria entender o que é uma televisão. Ou um computador. Poderia se maravilhar com uma barra de chocolate. Escandalizar-se com os biquínis das moças. Perder-se num shopping center. Mas, quando ele deparasse com uma escola, finalmente teria uma sensação de tranqüilidade. "Ah, isso eu conheço!", pensaria, ao ver um professor com um giz na mão à frente de vários alunos de cadernos abertos. "É igualzinho à escola que eu freqüentei."

Essa parábola é quase tão velha quanto o personagem que dormiu cem anos. É contada em inúmeras palestras e cursos de reciclagem de professores. Ilustra como a escola se mantém fossilizada, num mundo que não pára de mudar. A escola como a conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no século XVIII, quando a Revolução Industrial e o fortalecimento dos Estados modernos criaram a necessidade de formar cidadãos qualificados para um novo mercado de trabalho. A Revolução Francesa e a independência americana também inspiraram um ideal igualitário, que disseminou a idéia da educação como um direito de todos. Era uma ruptura em relação à escola antiga, voltada para a formação de uma elite - fosse a casta religiosa da Idade Média, os burocratas a serviço dos reis ou os aristocratas da Grécia clássica. Com a inclusão das massas na escola, foi preciso criar mecanismos de homogeneização. Vieram daí a divisão dos alunos em séries, a especialização dos professores em disciplinas e a sistematização de um ensino básico a ser transmitido para todos.
O que precisa acontecer é uma maior integração entre pais, educadores, alunos e todos que estejam envolvidos com a educação para que novas formas de educação sejam implantadas nas escolas com sucesso e que consigam atingir um maior número de educadores e educandos. Mais isso somente será possível se a população como um todo se interessar de verdade pela educação e não continuar como mero espectador do que é proposto.

20 abril 2007

Blog revela primeiros cenários da seqüência de ‘As crônicas de Nárnia’

Filmado na Nova Zelândia, “Príncipe Caspian” será lançado em 2008.
Na continuação, irmãos Pevensie retornam a Nárnia milhares de anos depois.


As filmagens da continuação de “As crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” estão a todo vapor, a menos a julgar pelo videoblog oficial que a Disney lançou recentemente. O blog revela bastidores de produção do filme, intitulado “As crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian”.

No vídeo que inaugura o blog, o diretor Andrew Adamson apresenta os primeiros cenários do longa-metragem, localizados nas ruínas de Cair Paravel, na península Hereherataura, na Nova Zelândia. Segundo o cineasta, os fãs da franquia poderão acompanhar o dia-a-dia da equipe por meio de vídeos periódicos publicados no site.

A estréia de “Príncipe Caspian” está prevista para 18 de maio de 2008. Na trama, milhares de anos depois da primeira aventura, os irmãos Pevensie voltam a Nárnia para tirar o malvado rei Miraz do poder e entregar o trono a seu herdeiro legítimo, o príncipe Caspian.

16 abril 2007

Vitamina C faz faxina dupla no organismo

Pesquisadores da USP e do Butantã revelam nova função da molécula

Giovana Girardi

O papel da vitamina C no corpo humano é alvo de controvérsia. A maioria das pesquisas mostra que ela faz bem à saúde, mas vira e mexe algum estudo sugere o contrário - em altas quantidades ela poderia ser maléfica. Polêmicas à parte, recentemente um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou dados reforçando que não só ela protege o organismo como o faz de modo ainda mais eficiente do que se imaginava antes.
A equipe da Universidade de São Paulo e do Instituto Butantã desvendou uma nova função da molécula que amplia o seu papel de faxineira do metabolismo. Já se sabia que ela age como antioxidante, combatendo os temíveis radicais livres, substâncias que provocam lesões em moléculas e estão envolvidas no envelhecimento celular.
O novo estudo, publicado em março na revista científica PNAS, mostra que, além de ter essa ação direta de neutralização, a vitamina C também age indiretamente sobre os radicais livres, ao acelerar as reações de um grupo de enzimas que impedem a formação deles.“Quando o corpo humano está em perfeito funcionamento, há um balanço entre substâncias oxidantes e antioxidantes. Mas, se por algum motivo os primeiros aumentam de quantidade ou os segundos diminuem, temos o chamado stress oxidativo que, em excesso, pode ser bastante tóxico para o organismo”, explica o bioquímico Luis Eduardo Soares Netto, do Instituto de Biociências da USP.
Movimentando-se pelas células, os radicais livres, que são substâncias bastante instáveis porque têm um número ímpar de elétrons, tentam desesperadamente se ligar a uma outra molécula. Os alvos preferenciais são DNA e proteínas, que acabam sofrendo lesões após essa união e se tornam disfuncionais. O resultado são doenças dos mais diversos tipos.
AÇÃO DUPLA
Para retomar o equilíbrio, o ideal é diminuir a formação dos oxidantes e aumentar a presença dos antioxidantes. É aí que a vitamina C entra. “Nosso estudo mostra que ela cerca pelos dois lados”, afirma Netto. Na ação direta, ela neutraliza um precursor dos radicais livres, o peróxido de hidrogênio (mais conhecido como água oxigenada), transformando-o em água.
No mecanismo indireto, ela estimula a ação de uma enzima denominada peroxirredoxina, que, como o próprio nome diz, também decompõe os peróxidos em H2O e evita a formação dos radicais livres. Essa reação química, na presença da vitamina C, fica mais rápida, uma vez que a enzima “rouba” elétrons da vitamina.“Antes imaginávamos que essa aceleração só podia ocorrer na presença de moléculas conhecidas como tióis, mas mostramos que a vitamina C também tem essa função. Sem a interferência de uma dessas duas moléculas, a reação da peroxirredoxina é muito lenta e difícil de ocorrer”, explica.
Esse sistema de faxina que ocorre nos seres humanos após a ingestão da vitamina C está presente também em vários outros organismos, como plantas, insetos, mamíferos, bactérias e parasitas. Isso sugere, segundo Netto, que o mecanismo foi selecionado evolutivamente porque conferia uma vantagem. Considerando os danos que podem ser provocados pelo excesso de radicais livres, é fácil entender por quê.

http://txt.estado.com.br/editorias/2007/04/10/ger-1.93.7.20070410.6.1.xml

15 abril 2007

Amazônia: sueco é acusado de "colonialismo verde"

Segundo o site da BBC Brasil, a ação do milionário sueco Johan Eliasch para preservar a floresta amazônica está sendo acusada de "colonialismo verde" e deixou mil pessoas sem trabalho e na pobreza absoluta, afirma reportagem publicada neste domingo pelo jornal britânico The Sunday Times.
O milionário que é radicado na Grã-Bretanha e é dono da fabricante de artigos esportivos Head, comprou em 2005 uma área de cerca de 1,6 mil quilômetros quadrados em Itacoatiara, no Amazonas, que pertencia a uma madeireira americana, com o intuito de preservar a floresta. Segundo o jornal, como resultado da compra da madeireira por Eliasch, até mil pessoas empregadas por uma serraria obrigada a fechar ficaram sem trabalho, "aumentando ainda mais as dificuldades numa região já economicamente carente".
O jornal diz que até mesmo ambientalistas locais vêm criticando as ações de Eliasch, acusando-o de "colonialismo verde".
A reportagem afirma que Eliasch prometeu compensar as pessoas que ficaram sem trabalho e empregar algumas delas como guardas florestais, mas afirmou que a preservação da floresta "é mais importante do que as pessoas morando na região".
O jornal conclui dizendo que Eliasch propôs no ano passado a compra de toda a floresta amazônica para preservá-la, o que "provocou um incidente diplomático entre o Brasil e a Grã-Bretanha quando a idéia foi encampada pelo ministro do Meio Ambiente da Grã-Bretanha, David Miliband, que sugeriu estabelecer uma fundação internacional como a melhor forma de preservar a Amazônia".
Precisamos ficar atentos a "tanta boa ação" de milionários estrangeiros que estão comprando a Amazônia com o intuito de preservá-la, afinal estão comprando terras em território brasileiro e com isso, obtendo direitos sobre toda uma biodiversidade que por direito nos pertence.

11 abril 2007

Programa Ciência Brasil - VAMOS DIVULGAR!

Quem é curioso, apreciador de cultura geral ou fascinado por ciência, assista ao novo programa Ciência Brasil , um talk-show de ciência via internet que exibe entrevistas com o objetivo de aproximar o público leigo do mundo científico. O endereço é:
www.painelbrasil.tv/ciencia

Utilizando uma linguagem inteligente, porém simples e descontraída, diversos pesquisadores falarão sobre seus trabalhos mostrando à sociedade como são feitas suas pesquisas, de que forma trarão benefícios para a população, além de mostrar a realidade de ser um cientista no Brasil, quais as dificuldades, os estímulos, etc. Toda semana o programa trará um assunto diferente. As entrevistas são gravadas e ficarão à disposição do internauta através de uma ferramenta de busca.
O 1º episódio já está no ar e fala sobre Insetos Detetives: como os insetos podem ajudar a desvendar crimes! Por ser o 1º programa, foi feita uma introdução de uns 6 min e mais a entrevista (em torno de 30 minutos), mas vale à pena ir até o final.
Esta é uma forma totalmente inovadora de popularizar a ciência no Brasil, colaborando para a sua valorização e, até mesmo, para despertar o interesse de "futuros cientistas". É a chance dos pesquisadores mostrarem (e explicarem) à comunidade o conhecimento que ela os ajuda a adquirir através do pagamento de seus impostos (quando estes são investidos em ciência e tecnologia!!).
Vamos divulgar! Recomendem o site aos amigos, parentes, colegas de trabalho e, principalmente, ao público jovem (filhos, sobrinhos, etc).
Num país em que a educação está completamente sucateada, temos que aproveitar as boas propostas para tentar formar "cabeças-pensantes" (que serão a nossa esperança para o futuro).

Polícia Científica Paulista tem trabalhos premiados

III Prêmio Sou da Paz
Duas pesquisas realizadas no Instituto de Criminalística, são premiados pelo Instituto Sou da Paz, um deles sob título de O Residuográfico Azul de autoria da Perita Criminal Dra. Regina Branco, foi publicado nos anais do Congresso de Criminalística de 2005 e no livro "Química Forense sob olhares eletrônicos". O outro é o resultado do trabalho da equipe de DNA do Instituo de Criminalística de São Paulo, intitulado O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas.
Esta escolha foi feita por banca examinadora, mas também haverá um outro prêmio, decorrente da escolha popular, onde o público poderá votar até 30 de outrubro. A ação de nº 525 pertence ao trabalhos "O residuográfico Azul", o trabalho publicado pela equipe de DNA corresponde a ação de nº 482.

Ação 482 - O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas

A aplicação dos testes de sangue disponíveis até 1999 no Instituto de Criminalística permitia, no máximo, excluir um determinado suspeito de ter cometido um crime. A introdução da aplicação do exame de DNA na elucidação de crimes vem possibilitando analisar também a inclusão de autores dos delitos investigados. Para a implantação do Laboratório de DNA, houve um árduo treinamento da equipe de peritos (cursos e estágios). Essa novidade teve por objetivo principal oferecer à investigação policial e, em última instância, à Justiça elementos que permitam contribuir objetivamente para a elucidação de crimes e identificação de pessoas e cadáveres.

Anvisa lança pesquisa sobre laboratórios analíticos em toxicologia forense

A Anvisa continua o trabalho de identificação dos laboratórios que estejam envolvidos com produtos sujeitos ao regime de Vigilância Sanitária para classificar os que merecem seu respaldo no atendimento aos princípios fundamentais do Sistema da Qualidade. É por meio da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) que a Agência vem habilitando esses laboratórios. Já foram identificadas várias áreas, agora é a vez dos laboratórios analíticos em toxicologia forense.
A Reblas já realizou pesquisas para levantamento de laboratórios analíticos nas áreas de saneantes, água de hemodiálise, cosméticos, alimentos, agrotóxicos e implantes ortopédicos, cujas conclusões estão disponíveis no site da Anvisa em Pesquisas sobre Serviços Laboratoriais - concluídas. Encontram-se em andamento as pesquisas de fitoterápicos e de saúde do trabalhador, disponíveis no site em Pesquisas sobre Serviços Laboratoriais - em andamento.

09 abril 2007

Em busca do alívio

Como a ciência está acumulando novas vitórias contra a enxaqueca, doença que castiga mais de 25 milhões de brasileiros...

Esta semana a Revista Época publicou um artigo muito interessante sobre as novidades para auxiliar quem sofre deste problema. Vale a pena conferir.

07 abril 2007

A conexão alimento/saúde

Na civilizações antigas, o s gregos, egípcios e chineses não faziam distinção entre comida e remédio. O que lhes matava a fome era também o que curava os problemas de saúde. Esse conceito tem sido resgatado pela ciência, que reforça a importância da alimentação na prevenção e sua participação no tratamento de doenças. Aqui, você confere as novidades da biotecnologia e os estudos que derrubam mitos e confirmam verdades.


Uma nova geração de alimentos enriquecidos e aperfeiçoados em laboratório está saltando da ficção para a mesa. A cenoura, eficiente na proteção dos olhos e no rebaixamento do risco de ataques cardíacos, ganhará mais qualidade graças ao melhoramento genético realizado pela Embrapa Hortaliças. "Terá 50% a mais de alfacaroteno, luteína e betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A", descreve o pesquisador Jairo Vieira. Longa e fina, batizada cenourete, ela chegará ao mercado no fim do ano. Da safra dos superalimentos já saiu o tomate São Vito, vermelho-vivo, repleto de licopeno e mais potente na defesa contra câncer de ovário e de próstata. Neste mês da Copa, será liberada para o consumo a brasileirinha, abóbora verde e amarela, com 25% a mais de carotenóides e condições funcionais superiores às de uma abóbora comum, que alivia cólicas intestinais.A explicação do geneticista Leonardo Boiteux, da Embrapa, para os avanços:"Em cada espécie de fruta ou hortaliça, existe uma variedade de genes que, ao longo da evolução, sofrem pequenas mutações, boas ou não. Nós as identificamos e fazemos cruzamentos dentro da própria espécie, tornando o alimento mais favorável". A experiência pode ocorrer ainda entre naturezas diferentes.

Por: Patrícia Zaidan, Vera Lígia Rangel e Silvia Regina

Continue lendo esta matéria em:
http://claudia.abril.com.br/edicoes/537/fechado/beleza_saude/conteudo_135480.shtml