Pesquisa personalizada

11 abril 2007

Polícia Científica Paulista tem trabalhos premiados

III Prêmio Sou da Paz
Duas pesquisas realizadas no Instituto de Criminalística, são premiados pelo Instituto Sou da Paz, um deles sob título de O Residuográfico Azul de autoria da Perita Criminal Dra. Regina Branco, foi publicado nos anais do Congresso de Criminalística de 2005 e no livro "Química Forense sob olhares eletrônicos". O outro é o resultado do trabalho da equipe de DNA do Instituo de Criminalística de São Paulo, intitulado O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas.
Esta escolha foi feita por banca examinadora, mas também haverá um outro prêmio, decorrente da escolha popular, onde o público poderá votar até 30 de outrubro. A ação de nº 525 pertence ao trabalhos "O residuográfico Azul", o trabalho publicado pela equipe de DNA corresponde a ação de nº 482.

Ação 482 - O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas

A aplicação dos testes de sangue disponíveis até 1999 no Instituto de Criminalística permitia, no máximo, excluir um determinado suspeito de ter cometido um crime. A introdução da aplicação do exame de DNA na elucidação de crimes vem possibilitando analisar também a inclusão de autores dos delitos investigados. Para a implantação do Laboratório de DNA, houve um árduo treinamento da equipe de peritos (cursos e estágios). Essa novidade teve por objetivo principal oferecer à investigação policial e, em última instância, à Justiça elementos que permitam contribuir objetivamente para a elucidação de crimes e identificação de pessoas e cadáveres.

Nenhum comentário: