Pesquisa personalizada

05 agosto 2010

Biodigestores....

Software vai ajudar produtores rurais a decidir se instalam biodigestores...

Por Danielle Jordan / Ambientebrasil

Um programa de computador que promete ajudar o produtor rural a instalar, ou não, um biodigestor, foi apresentado nesta quarta-feira, 04, durante o workshop “Como dimensionar biodigestores para geração de energia a partir de resíduos animais”, realizado no auditório da Diretoria Geral da Administração da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.
O software poderá ser baixado pela internet gratuitamente nas próximas semanas, segundo um dos desenvolvedores, Aurélio Souza. Antes disso, o programa deverá ser refinado para oferecer dados mais precisos. A ferramenta consiste em uma série de planilhas que devem ser alimentadas com informações diversas.
São avaliadas variáveis como a quantidade de resíduos produzidas pelos animais em um determinado período, o consumo de energia elétrica e o tamanho do plantel. Os dados são cruzados com outros, relacionados aos investimentos necessários para a instalação.
Os cálculos realizados pelo programa determinam a necessidade do biodigestor e o tamanho adequado, assim como quanto deverá ser investido e a taxa de retorno. “Embora os dados não sejam absolutamente precisos, eles fornecem uma direção para que o usuário tome uma decisão”, explicou Souza.
O principal objetivo do programa é permitir que a propriedade se torne autossuficiente energeticamente, reduzindo os impactos causados pelos resíduos gerados pelos animais.

*Com informações da ascom.

Nenhum comentário: