Pesquisa personalizada

14 outubro 2008

Vitamina D e o mal de Parkinson

O G1 publicou uma matéria interessante onde relata a possibilidade de ligação do mal de Parkinson com a falta de vitamina D, e cientistas estão investigando se a falta da vitamina D é causa ou efeito da doença.

...."Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que pessoas que sofrem do mal de Parkinson têm deficiência de vitamina D.

A equipe, da Universidade Emory, examinou os níveis de vitamina D em 100 pessoas com Parkinson, 100 com mal de Alzheimer e 100 idosos saudáveis.

Eles perceberam que 55% dos pacientes de Parkinson tinham níveis insuficientes de vitamina D, em comparação com 41% dos pacientes com Alzheimer e 36% dos idosos saudáveis.

Os especialistas, cujo estudo foi publicado na revista especializada "Archives of Neurology", não souberam explicar se a deficiência da vitamina é a causa da doença ou resultado dela.

A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos, como salmão e atum, mas sua principal fonte de absorção é a luz do sol.

Entretanto, a habilidade de processar a vitamina diminui com a idade, fazendo com que os idosos fiquem mais vulneráveis à deficiência."

Continue lendo a matéria em:
http://revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário: