Pesquisa personalizada

01 março 2007

Japoneses descobrem como fazer diário em DNA de bactérias

Um texto microscópico pode ser enterrado junto com seu dono. Como elas vivem milênios, as informações estarão disponíveis até o ano de 5007.


Do G1, em São Paulo, com agências
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL7306-6091,00.html

TÓQUIO - Pesquisadores do Instituto de Biociências Avançadas da Universidade de Keio, no Japão, anunciaram esta semana o desenvolvimento de uma revolucionária técnica de armazenar dados. Em vez de computadores, bactérias. Cada bacillus bacterium pode armazenar em seu DNA 2 megabits (o equivalente a 1,6 milhão de letras).
Os cientistas podem posteriormente extrair os implantes microscópicos em laboratório e lê-los como um texto comum. A técnica ainda tem muito a ser aperfeiçoada, mas a equipe está otimista quanto a seus usos no futuro. "Se eu quisesse arquivar meu diário pessoal nessas bactérias vivas e levá-lo comigo para o túmulo, minha história se perpetuaria por milhares e milhares de anos", disse o chefe de pesquisas Yoshiaki Ohashi. Em condições ideais, as bactérias podem viver por milênios.
Antes de lançar a tecnologia no mercado, a equipe de Ohashi quer se certificar de que o DNA não sofra alterações durante o desenvolvimento natural da bactéria.

Nenhum comentário: