Pesquisa personalizada

01 outubro 2006

Aprender duas vezes é diferente de aprender uma vez só

Nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm investigado em detalhe o complexo comportamento humano, principalmente em relação às diversas formas de aprendizado, seus mecanismos e sua regulação. A consolidação da memória, em especial, tem sido objeto de vários trabalhos. Recentemente, nosso grupo de pesquisa no Centro de Memória da PUC-RS obteve resultados que ajudam a entender como esse processo acontece em escala molecular.
Muitos dos trabalhos que investigam a aprendizagem e a formação de memórias recorrem a modelos animais. A forma de aprendizado mais estudada do ponto de vista molecular tem sido a chamada esquiva inibitória. Nesse modelo, ratos ou camundongos são colocados num compartimento ou numa plataforma frente a um setor da caixa onde, ao entrar, recebem um pequeno choque elétrico. Os animais aprendem a retardar ao máximo a saída do compartimento original o mais possível: evitam, assim, ingressar no setor onde poderiam receber um choque.
Geralmente, os roedores aprendem isso numa única exposição à caixa de treino; por isso a tarefa é tão utilizada. Nela resulta evidente em que momento os animais iniciam a formação da memória correspondente: obviamente, ao descer da plataforma e receber o choque. Essa tarefa representa aprendizados muito comuns e necessários para os humanos, como não sair de um lugar seguro, olhar antes de atravessar a rua, não entrar em um bairro perigoso ou não botar os dedos na tomada.

A base bioquímica da formação dessa memória envolve a ativação de três tipos diferentes de receptores glutamatérgicos em uma sub-região da área cerebral conhecida como hipocampo dorsal. Essa ativação é seguida de vários eventos moleculares já bem demonstrados, como a ativação seqüencial de várias enzimas. Paralelamente, e em dois picos, um imediatamente após o treino e outro três horas mais tarde, estimula-se no hipocampo a expressão dos genes e, em seguida, a síntese de proteínas.
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http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/4164

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