Pesquisa personalizada

12 setembro 2006

Surgem primeiras evidências da eficácia dos corredores ecológicos

Um novo estudo que comprova uma teoria muito praticada, mas ainda controversa: a de que os corredores ecológicos são uma dádiva para a diversidade das plantas. Especialistas acreditam que as estreitas faixas de terra que conectam manchas isoladas de habitats naturais - como as reservas naturais geralmente cercadas por um mar de desenvolvimento humano - podem beneficiar a biodiversidade ao permitir o acesso de plantas e animais a uma gama maior de recursos.

Quando há escassez de água e alimento em uma das manchas de habitats, por exemplo, pode haver abundância em outras. Sem um corredor para ligar estas manchas, algumas espécies seriam incapazes de alcançar os recursos necessários.

Mas outros especialistas alegam que os corredores impõem maior risco às espécies que os utilizam, expondo-as a perigos como tráfego de veículos e poluição, que espreitam estas estreitas passagens.

As provas que os corredores ajudam a preservar várias plantas e animais em grandes escalas continuavam esquivas, até agora.

Um time de cientistas, liderado por Ellen Damschen, ecóloga da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), dividiu uma vasta área de floresta de pinus na Carolina do Sul em seis lotes experimentais de 500 m².

Ao longo de cinco anos, as manchas de habitats que foram conectadas a outras manchas através de corredores apresentaram um crescimento de cerca de 20% no número de espécies de plantas em cada lote, comparando com as manchas isoladas.

“Os corredores têm um impacto positivo sobre a diversidade de espécies,” disse Damschen. Ela e seus colegas publicaram o estudo na edição da semana passada da revista Science.

Continue lendo em:

http://www.ambientebrasil.com.br/noticias

Nenhum comentário: