Pesquisa personalizada

15 agosto 2006

Noticia....Estudo identifica proteína associada à crise de asma

BBC - www.bbcbrasil.com - 15/8/2006

Resfriados tendem a desencadear ataques de asma
Cientistas britânicos descobriram por que pacientes asmáticos ficam mais propensos a sofrer ataques violentos quando estão resfriados.
Os pesquisadores do Imperial College, em Londres, descobriram que, quando resfriados, pacientes asmáticos apresentam baixos níveis de uma proteína que deveria agir como um protetor das células do pulmão.

O estudo, publicado na revista científica Nature Medicine, sugere que um aumento na presença dessa proteína poderia proteger os pacientes.

Os cientistas estudaram células dos pulmões de asmáticos e não-asmáticos.

Eles descobriram que quando o asmático é infectado com o vírus do resfriado comum, as células do seu pulmão produzem a metade dos níveis habituais de um tipo de interferon.

O interferon é uma proteína produzida pelo sistema imunológico que tem propriedades antivirais.

Quanto mais baixo o nível de interferon, mais grave é o ataque de asma.

A equipe de pesquisadores, liderada por Sebastian Johnston, disse que a descoberta desse mecanismo pode levar a novas formas de tratar e prevenir ataques de asma.

Inaladores poderiam ser usados para administrar mais interferon no pulmão para ajudar o sistema imunológico a combater infecções virais, dizem os pesquisadores.

A proteína poderia ser inalada logo que surgissem os primeiros sintomas do resfriado ou mesmo durante todo o inverno, como tratamento preventivo.

"A descoberta desse mecanismo pode ser de grande importância na forma como tratamos ataques de asma", disse Johnston.

A equipe está agora fazendo testes para encontrar formas de administrar o interferon e para descobrir por que os pacientes asmáticos apresentam baixa quantidade da proteína.

Uma representante da organização britânica Asma Uk, Lyn Smurthwaite, disse que a pesquisa é um importante avanço.

"Estudos mostram que cerca de 80% dos ataques de asma em crianças e 60% dos ataques em adultos são causados por vírus (que atacam o sistema) respiratório", disse Smurthwaite.

Nenhum comentário: