Pesquisa personalizada

14 março 2007

Terapias que dão qualidade de vida

por Ana Holanda

Terapia Craniossacral - nervos sob controle
Por meio de toques na cabeça e na coluna, a terapia craniossacral promete regular o funcionamento do sistema nervoso e, por tabela, aumentar a imunidade e acabar com dores agudas e crônicas, além de dificuldades de aprendizado, exaustão física, ansiedade e stress. Tanta coisa assim, porque melhora o fluxo do liquor, "líquido que circula entre o cérebro e a medula espinhal e tem como principal função nutrir o sistema nervoso, além de varrer as toxinas", esclarece Aziza Noguchi, de São Paulo, que introduziu a terapia no Brasil. Você fica deitada no maior conforto, com a cabeça apoiada em almofadas, enquanto o terapeuta detecta as áreas que podem estar dificultando a circulação do liquor e pressiona os pontos-chave com os dedos ou a palma das mãos. Como os toques são suaves, não doem nada; pelo contrário, o efeito é relaxante. É indicada a pessoas de qualquer idade - até para recém-nascidos. Só quem teve aneurisma, hemorragia intracraniana e acidente vascular cerebral recentes deve evitar algumas manobras, que alteram a pressão no crânio. A sessão leva de uma hora a uma hora e meia, e os resultados podem ser sentidos logo na primeira sessão. "A duração de um tratamento varia conforme o caso, mas o ideal é fazer uma série de no mínimo dez sessões", esclarece Aziza.
Watsu - relax total
O nome é uma forma abreviada de water shiatsu (shiatsu na água, em inglês). A técnica pode ser descrita como uma massagem (shiatsu) feita com toques suaves dos dedos, associada a alongamento. Ou ainda como uma acupuntura sem agulhas, já que os pontos estimulados são os mesmos. Tudo isso enquanto você flutua gostosamente, amparada pelo terapeuta, numa piscina aquecida a cerca de 35 graus Celsius. "A sensação é mais ou menos a que um bebê experimenta dentro do útero", diz a fisioterapeuta Fernanda Zornoff, da Takeda, escola de natação, hidroterapia e watsu, em São Paulo. Assim, não é de admirar que o watsu - criado pelo americano Harold Dull, na década de 80 - ajude a reduzir o stress e a ansiedade e seja indicado como coadjuvante nos tratamentos de depressão e de problemas articulares e do sistema nervoso. Sem falar nos efeitos terapêuticos da água quente, que aumenta a dilatação dos vasos e reduz a tensão dos músculos. Uma sessão de uma hora já é suficiente para você sair inteiramente relaxada sem ter feito absolutamente nada, a não ser se deixar embalar pela água - é o terapeuta que executa lentamente todos os movimentos. E não se preocupe se tem dificuldade para boiar: flutuadores nas pernas farão você se sentir mais confortável e segura. Só não pode usar touca de borracha, porque aperta a cabeça. Mas quem se importa de molhar o cabelo quando se está calma, calmíssima, numa ótima?
Florais - bom humor em gotas
Já imaginou ter no armário do banheiro - ao lado de seus cremes hidratantes - um frasco contendo o antídoto para uma crise braba de ciúme? Ou o bálsamo capaz de domar sua ansiedade antes de uma entrevista de trabalho? Os florais ajudam você a lidar com os mais variados problemas. "Reduzem a raiva, a irritação e o stress e ainda despertam virtudes como a alegria, o entusiasmo pela vida e a coragem", afirma a paulista Cynthia Accioly Abu-Asseff, terapeuta floral há 12 anos. Em outras palavras, a energia das flores equilibra as emoções. Claro, não é qualquer flor. Só as silvestres - sem cultivo manipulado ou uso de agrotóxicos - colhidas no auge da florada e colocadas em recipientes com água. Essa água dá origem à essência floral mãe, cujas gotas são diluídas em brandy ou vinagre de maçã, que fazem as vezes de conservante. Como o sabor do vinagre não é agradável, seu uso fica restrito aos casos de intolerância ao álcool. Cada problema será tratado com um buquê (mistura de essências florais) específico, receitado pelo terapeuta durante determinado tempo. "Se você tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia, em uma semana já vai sentir alguma melhora", garante Cynthia. Existem também fórmulas prontas, vendidas em casas de produtos naturais. Para relaxar, por exemplo, são indicados Soul Support, Floral do Alasca; e Emergency, Floral da Austrália. Para controlar raiva ou ciúme, Blue Elf Viola, Floral do Alasca; ou Holly, Floral de Bach (de Edward Bach, médico inglês, o primeiro a pesquisar o efeito terapêutico das flores, no final da década de 30). Se anda amargurada, se achando uma vítima do destino, Willow, Floral do Alasca. Em casos de instabilidade emocional e energias negativas, Pink Yarrow, Floral da Califórnia. No site http://www.essenciasflorais.com.br/ você encontra informações sobre cursos e pode comprar de qualquer parte do Brasil.
Eutonia - corpo e mente em alerta
Desde que o mundo é mundo, a gente anda, senta, dança e se exercita de forma automática. Pois a eutonia, desenvolvida pela alemã Gerda Alexander a partir da década de 40, nos leva a prestar atenção no jeito como fazemos tudo isso - para começar a fazer direito. O conceito é simples: quanto mais consciência temos do nosso corpo e de seus limites, mais fácil aliviar as tensões e prevenir lesões e problemas nas articulações. A prática também não tem segredo: exercícios de percepção dos ossos, da pele, dos músculos e dos órgãos internos em aulas que podem ser individuais ou em grupo. Os alunos aprendem a se conhecer física e emocionalmente e a liberar tensões. Às vezes, com a surpreendente ajuda de bambus, bolinhas, almofadas ou castanhas; outras, com toques de massagem e interação entre colegas. "Mais do que uma técnica, é um processo de ampliação da consciência", explica Neta Novaes, eutonista e terapeuta corporal, de São Paulo. Resultado: nunca mais você vai sentar ou andar como uma autômata. Com isso, o corpo ganha tônus e quem sofre de stress, insônia, dores musculares e até de reumatismo e artrite se beneficia. Já dá para perceber o corpo mais relaxado a partir da primeira sessão, mas em geral recomenda-se uma série de dez. Não há contra-indicações. A eutonia favorece, inclusive, as gestantes, permitindo um melhor trabalho de parto", afirma Neta Novaes.

www.claudia.abril.com.br

Nenhum comentário: