Pesquisa personalizada

23 novembro 2008

Preservação da fauna brasileira.

De acordo com os pesquisadores da UFSC divulgar a fauna brasileira auxilia na conservação dos animais em nosso país.
Um dos principais objetivos da criação de áreas naturais protegidas é a preservação da biodiversidade, mas para isso é essencial o comprometimento de seus gestores com esse princípio. Além disso, é necessário intensificar as pesquisas direcionadas à proteção e ao conhecimento da fauna dessas áreas. Conduzida com dificuldade por poucos, a conservação poderia envolver muitos outros colaboradores, se todos conhecessem o que queremos preservar.
A importância de nossa biodiversidade é pouco conhecida. Talvez por esse motivo se assista passivamente à ameaça de extinção de espécies da fauna silvestre decorrente da destruição de seus hábitats. A extinção de uma espécie em uma região altera as relações entre as espécies sobreviventes, gerando desequilíbrios ecológicos que afetam a qualidade ambiental e muitas vezes têm conseqüências indesejáveis também para as populações humanas, dificultando ou inviabilizando, por exemplo, o controle de pragas ou reduzindo a produtividade agrícola. Muitos desses problemas poderiam ser evitados. O conhecimento de nossa fauna e o planejamento de áreas naturais associadas a ambientes urbanos ou agrícolas pode ajudar a manter a biodiversidade, contribuindo para elevar nossa qualidade de vida. A mata atlântica foi o bioma brasileiro mais afetado pela ocupação do território. As maiores concentrações urbanas do país situam-se em áreas antes cobertas pela floresta litorânea. No entanto, o conhecimento da sociedade sobre a fauna desse bioma é mínimo. Animais extraordinários vivem nas matas de muitos parques e reservas, inclusive os próximos às cidades – ou seja, são nossos vizinhos! Impressiona o espanto de algumas pessoas quando vêem imagens desses animais e ficam sabendo que estão bem perto.

Continue lendo esta matéria em:
http://cienciahoje.uol.com.br/132270

Maurício E. Graipel, Fernando V. B. Goulart, Marcos A. Tortato, Luiz Gustavo R. O. Santos e Ivo R. Ghizoni Jr.
Projeto Parques & Fauna, Departamento de Ecologia e Zoologia, Universidade Federal de Santa Catarina

16 novembro 2008

Nanotecnologia inspira imagens e recursos de divulgação científica.
O mundo nanométrico foi motivo de inspiração para o projeto "Nanoarte: uma viagem pelo mundo da tecnologia" realizado pelo Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos da USP.
Pensando na potencial curiosidade do público sobre o que é produzido dentro de um laboratório e de olho na difusão do conhecimento para despertar futuros pesquisadores entre jovens e adolescentes, o projeto foi exposto no início desse ano e agora já conta com uma agenda itinerante pelo Brasil e um DVD intitulado "Nanoarte: da colméia às flores", distribuído para escolas.

Continue lendo sobre este assunto em:
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3&noticia=509

09 novembro 2008

Amor...........

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades,
mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos
transforme no melhor que podemos ser.

Mário Quintana

Pensamento....

"O amor tem tantas formas que a nossa insensibilidade, não o vê nos pequenos gestos e afagos..."