Pesquisa personalizada

30 janeiro 2008

Estamos de Olho........


O Brasil esta de olho!!!!
Quem sabe a classe política um dia resolve ser o que deve e não somente surrupiar o que não lhe pertence como no caso do uso indiscriminado dos cartões de créditos pelos ministros.
Que vergonha!!!

Embrapa desenvolve corante de açaí para tratamento dentário

Um produto amazônico vai revolucionar o tratamento dentário. Trata-se do corante natural de açaí, que foi desenvolvido pela Unidade Amazônia Oriental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará. Ele será apresentado no 26º Congresso Internacional de Odontologia, que ocorre até terça-feira (29) em São Paulo.

O corante de açaí permite a identificação da cárie e de outras doenças dentárias. Segundo o coordenador de inovação tecnológica da Embrapa, Arnoldo Medeiros, o produto não apresenta gosto e é mais eficiente do que os corantes artificiais utilizados hoje em dia: "Comparando com os outros produtos existentes, a maioria deles são sintéticos. E às vezes têm efeitos no fígado, ou até efeitos cancerígenos, mas vêm sendo amplamente utilizados", compara.

O coordenador da Embrapa aponta outra vantagem do produto. Ele é obtido a partir de um fruto amazônico, o que barateia o custo de produção. Ele diz que há expectativa sobre a apresentação do corante de açaí no congresso de odontologia: "Esperamos ter a oportunidade de contatar as grandes empresas que produzem produtos odontológicos e mostrar a eles a eficiência desse produto, que, além de tudo, tem a vantagem de gerar postos de trabalho na Região Norte, que necessita de emprego”.

O produto já está registrado pela Embrapa nos Estados Unidos e está sendo analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que vai licenciá-lo para grandes indústrias brasileiras e internacionais.

Agora, os pesquisadores da Embrapa pretendem desenvolver uma fábrica processadora de açaí para extrair o corante da fruta. Isso vai gerar mais empregos na Amazônia, tanto na plantação como na colheita e no beneficiamento do produto.
(Fonte: Leandro Martins / Rádio Nacional da Amazônia)

26 janeiro 2008

Pílula 'evitou 100 mil casos de câncer' na Grã-Bretanha

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que até 100 mil casos de câncer de ovário tenham sido evitados nos últimos 50 anos graças à pílula anticoncepcional.

A equipe de cientistas da Universidade de Oxford acredita que a crescente popularidade da pílula poderá, num futuro breve, evitar 30 mil casos de câncer de ovário todos os anos.

O estudo, publicado, na revista "Lancet", se baseou em dados compilados em 45 estudos realizados anteriormente.

A ligação entre contraceptivos orais e baixas taxas de câncer nos ovários é amplamente conhecida, mas o novo estudo é um dos mais precisos ao retratar o grau de eficácia do medicamento ao longo da vida da mulher.

Acesso - Os especialistas afirmam que apesar de as doses hormonais encontradas nas cartelas modernas serem pelos menos a metade das contidas nas pílulas dos anos 60 e 70, o nível de proteção contra tumores continua o mesmo. Ainda segundo os pesquisadores, a proteção contra o câncer pode permanecer por décadas depois que a mulher pára de tomar a pílula.

Outros estudos, no entanto, concluíram que o uso do contraceptivo por mais de oito anos pode estar associado a um aumento do risco de desenvolver câncer de mama e de colo do útero.

O coordenador da nova pesquisa, Richard Peto, afirmou que mulheres jovens não precisam se preocupar com os riscos. "A redução no (número de casos de) câncer de ovário é maior do que o aumento da incidência de outros tipos de câncer", disse Peto.

O editor da Lancet, Richard Horton, disse que os resultados do estudo podem ser um bom argumento a favor de facilitar o acesso à pílula. Há poucos medicamentos que conferem uma proteção eficaz e duradoura contra o câncer. Nós defendemos o acesso direto ao medicamento, que pode não somente prevenir contra o câncer, mas também salvar a vida de dezenas de milhares de mulheres", disse Horton. (Globo Online)

14 janeiro 2008

Quase

Por LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Ainda pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez,
é a desilusão de um quase!
É o quase que me incomoda, que me entristece,
que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda,
quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos,
nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca
sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna.
A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e
na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços,
na indiferença dos “bons dias”, quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta de coragem até para ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre
a alegria e a dor. Mas não são. Se a virtude estivesse mesmo
no meio-termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados
e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina,
não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o
vazio que cada um traz dentro de si.
Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar
a oportunidade de merecer.
Para os erros há perdão, para os fracassos, chance, para os amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando.....
Fazendo que planejando.........
Vivendo que esperando........
Porque, embora quem quase morra esteja vivo, quem quase vive já MORREU.

10 janeiro 2008

Borboletas monarca usam sol como bússola, diz estudo

Cientistas descobriram um mecanismo biológico que permite explicar como borboletas monarca conseguem encontrar o caminho entre o Canadá e as montanhas no México, que servem de abrigo para elas no inverno. Eles afirmam que o relógio biológico das borboletas faz com que elas usem o sol como uma bússola.

Segundo Steven Reppert, da Universidade de Massachusetts, que liderou a equipe de pesquisadores, as borboletas monarca tem relógios circadianos (o "relógio biológico") diferenciados, que regulam suas atividades diárias, como o sono e a fome.

Os pesquisadores mapearam geneticamente os mecanismos moleculares dos relógios circadianos das borboletas e descobriram que certas proteínas, que são comuns e insetos e animais, ajudam as borboletas a se guiarem utilizando a posição do sol.

Caso compreendido completamente, a descoberta podem jogar luz também sobre o relógio biológico humano, tornando-se chave para analisar males como os transtornos do sono, afirmam os pesquisadores.

O estudo foi publicado no site das veiculações especializadas "PLoS Biology Journal" e "Public Library of Science".
"O cérebro de uma borboleta não é maior que a cabeça de um alfinete e, ainda assim, tem uma capacidade inacreditável. Então nos queremos realmente entender isso", diz o pesquisador. (Folha Online)

artigo de: http://www.ambientebrasil.com.br

05 janeiro 2008

Desejos para 2008
































E que todos possamos agir para realizarmos alguns desses desejos e quem sabe todos estes desejos.
Só mudando nossa atitude no dia a dia é que poderemos ser melhores e ter um mundo melhor.
Que a consciência seja nossa melhor amiga e que cuidar da natureza e do nosso planeta não seja um encargo desagradável e sim uma atitude de amor a si mesmo.